quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Por que os filhos crescem?

Marias, como sabem tenho uma filhota de 10 anos e esse momento de transformação da Malu de um adulto próximo...rsrs...está sendo mágico, por isso resolvi fazer este post para dividir com as minhas blogueiras essa fase complicada e ao mesmo tempo maravilhosa!!
Com o passar dos anos, bonecas, carrinhos, álbuns de figurinhas cedem espaço para a turma de amigos, namorados e instrumentos musicias barulhentos. Os filhos crescem, e com eles surgem novas situações e uma porção de descoberta para explorar.
Em geral a relação entre pais e jovens fica abalada.
"Um filho bem informado e amado sabe até onde pode ir e não vai procurar nada que fuja dos valores que lhe foram passados", diz a psiquiatra Ivete Datar.
O problema é que para ambos essas adaptação é demorada e dolorosa, afinal é difícil para os pais cortarem o cordão umbilical e deixarem os filhos tamarem suas prórias decisões, mesmo que isso signifique decepções e traumas. A base de tudo na nossa vida é a MODERAÇÃO.
É importante que nós pais aceitemos as mudanças, afinal, passamos por isso um dia lembram?? Temos que respeitar o espaço dos nossos filhos, cuidados excessivos atrapalham na formação da maturidade, isso faz com que muitos adolescêntes cheguem a fase adulta imaturos e problemáticos. Responsabilidade também é saúde!!
Conversar sobre todo e qualquer tipo de problema sem deboches e imposições é sempre o melhor caminho. Sou mãe do tipo: "PAPO ABERTO", costumo conversar sobre tudo com a minha filha, falo de problemas financeiros, condutas que não acho apropriadas para a idade dela, tipo de roupa, maquiagem, esmalte, garotos gaaaaaaatos, brigas de casal, política (rs), novela, faculdade, moda, sapato, doenças, teatros, cinemas, músicas ou seja, geral mesmo!!
Fazer programas culturais tb é importante e auxiliam na formação da criança, procure incentivar a leitura na sua casa (escolha um dia da semana para ler com o seu filho) nomeie este dia como "o dia da leitura", procure fazer parte das pesquisas escolares (mesmo as de grupo), mostre ao seu filho que é bom participar de sua vida social, tratar bem os amigos, programar lanches e etc. Tudo isso é fundamental para obter um bom relacionamento.

Desejo a todas as MARIAS um MEGA dia...bjssss!!!


Essa é a minha Maria.


4 comentários:

Coração disse...

Oi Paty!

Obrigada pelo carinho lá no meu blog!
E que linda a sua Maria. Eu tenho um Pedro de quase 9 anos e que tb está crescendo super rápido, mudando e fortalecendo opiniões e gostos... Realmente á uma época complicada mas ao mesmo tempo prazerosa qdo vamos nossos filhos crescendo e tornando-se pessoas conscientes e independentes pouco a pouco...


Bjooookas!

Paty Tebaldi disse...

Ainnn...obrigada vc!! Sempre dou uma olhadinha pela manhã no seu blog, suas msns acalmam o core...rsrs.
A educação dos filhos é um trabalho de looooongo prazo, mais é gratificante!!

Flaviana Souza disse...

Linda sua filha...
Ta rolando sorteio no blog! Passa lá!

www.souzaflaviana.blogspot.com

Bjoss

Paty Tebaldi disse...

Oba!!! Passarei sim...rsrs

 

Maria Bagatella | Blog personalizado por Dani Oliveira Galeria do Layout | Dani Oliveira Designed by Galeria do Layout